sábado, 10 de julho de 2010

O Brasil e sua metrópole

por Pedro,

Esta semana eu comecei a ler o livro 1808, e achei interessante compartilhar com vocês, por isso tive a ideia de resumir as 48 páginas que eu li, então aqui está.

Em meados do ano de 1800 Napoleão Bonaparte levou os domínios franceses a quase toda a Europa, é interessante vocês analisarem esta parte pois Napoleão foi considerado um dos maiores militares do mundo. E a corte portuguesa, sem forças para combater um gênio militar tão grande, abandonou o país, deixando o povo português a mercê das forças francesas. Como o Brasil era uma colônia potuguesa, foi pra cá que eles se refugiaram. Saíram de Portugal escoltados pelos britânicos, que eram seus aliados .

O plano era o seguinte, usar as riquezas do Brasil para construir um grande império, e em Portugal eleger um representante do rei. Esta foi a parte que eu mais gostei e achei interessante do livro, quando o autor conta que o plano de fugir para o Brasil já era antigo, e o princípe (que governava Portugal nesta época), filho mais novo da rainha, tinha apenas duas opções: fugir para o Brasil, ou aceitar a ocupação napoleônica e lutar para defender seu país.

O príncipe escolheu a primeira opção, pois sabia que não tinha forças para defender seu país. E em 23 de outubro de 1807, a família real zarpa rumo as suas colônias na América, chegando nas terras brasileiras em 1808, por isso o nome do livro.

Aqui eles permaneceram por muito tempo, e enriquecendo sua coroa com o ouro brasileiro e os produtos primários, assim mudando toda história brasileira e portuguesa.

Referência bibliográfica: Gomes,Laurentino. 1808, Editora Planeta.

2 comentários:

  1. Pessoal do Diálogos

    Achei muito legal esse espaço pq vcs podem colocar percepções próprias sobre o que aprendem e também interagir com outros leitores, a partir daí. Continuem!
    Grande beijo pra 6ª B e também pro professor Zé Carlos. Parabéns! Débora.

    ResponderExcluir
  2. Oi Pedro o texto que você escreveu é bem interessante e "histórico" gostei bastante e não sabia que você tinha talento pra escritor!
    Abraços Ian

    ResponderExcluir