terça-feira, 5 de outubro de 2010

Realismo

Por Gianpiero,

Nas aulas de artes venho fazendo trabalhos sobre Realismo, e um desses trabalhos foi um texto melhorei e trouxe para leitura.

Realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX na Europa, mais especificamente na França, em reação ao Romantismo. Seus principais artistas além de Jean-François Millet também teve Édouard Manet, Gustave Courbet, Honoré Daumier, Jean-Baptiste Camille Corot, Théodore Rousseau. O que entendemos de realismo é que é a arte que não mostra as coisas bonitas da vida, a realidade ruim, triste, como a pobreza. Também mostra a seriedade, ciência, injustiças, verdades.

O Realismo possuía um forte caráter ideológico, marcado por uma linguagem política e de denúncia dos problemas sociais como, por exemplo, miséria, pobreza, exploração, corrupção entre outros. Com uma linguagem clara, os artistas e escritores realistas iam diretamente ao foco da questão, reagindo, desta forma, ao subjetivismo do romantismo. Uma das correntes do realismo foi o naturalismo, onde a objetividade está presente, porém sem o conteúdo ideológico.





Créditos da imagem:
http://www.artemarcferrez.blogger.com.br/Realismo.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário