Mas nos sabemos que são poucos os políticos socialmente comprometidos, muitos só pensam neles próprios, e as pessoas ? Esses políticos esquecem delas infelizmente !
Lugar de encontro entre estudantes e professores. Um espaço de exercício constante da autoria e do fazer interdisciplinar. Um ambiente de iniciação científica
sábado, 24 de julho de 2010
Ponto de vista: a Fome no Mundo
Mas nos sabemos que são poucos os políticos socialmente comprometidos, muitos só pensam neles próprios, e as pessoas ? Esses políticos esquecem delas infelizmente !
segunda-feira, 19 de julho de 2010
A linguagem visual
1- Ponto: Elemento mais simples, pequena marca em determinado espaço que pode chamar a atenção do olhar, conforme sua posição. Ele é estático, ele junto com outros pontos pode-se transformar em dado sugestivo de movimentação e de rítmo.
2- Linha: Ela pode ser grosa, fina, colorida, contínua, firme, fraca, interrompida, tracejada, reta, curva, horizontal, diagonal, vertical, quebrada, ondulada, espiral etc.
1- http://thumbs.dreamstime.com/thumb_188/1190512061Uc2Xfv.jpg
2- http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=118018936_2789.jpg&v=E
3- http://images04.olx.com.br/ui/6/17/39/1275004250_17730839_1-GRAFIATO-E-TEXTURA-COM-MaO-DE-OBRA-ESPECIALIZADA-Sao-Paulo-1275004250.jpg
4- http://www.gartic.com.br/imgs/mural/mi/mim/1234677692.png
5- http://fotos.sapo.pt/2z4boeRZ66NO3ozC5d8s/
sábado, 17 de julho de 2010
A origem de alguns ditados
Nós conhecemos muitos ditados, mas muitos não sabem o que são exatamente ditados...Ditados são frases (ou palavras) que tem um significado, uma lógica. Eles também podem ser chamados de provérbios ou ditos.
Vou citar quatro ditados que acho que são mais conhecidos para vocês, e falar as suas origens:
MOTORISTA BARBEIRO
"- Nossa, que cara mais barbeiro!
No século XIX, os barbeiros faziam não somente os serviços de corte de cabelo e barba, mas também, tiravam dentes, cortavam calos, etc, e por não serem profissionais, seus serviços mal feitos geravam marcas. A partir daí, desde o século XV, todo serviço mal feito era atribuído ao barbeiro, pela expressão “coisa de barbeiro”. Esse termo veio de Portugal, contudo a associação de “motorista barbeiro”, ou seja, um mau motorista, é tipicamente brasileira."
"- Pode ir tirando seu cavalinho da chuva porque não vou deixar você sair hoje!
No século XIX, quando uma visita iria ser breve, ela deixava o cavalo ao relento em frente à casa do anfitrião e se fosse demorar, colocava o cavalo nos fundos da casa, em um lugar protegido da chuva e do sol. Contudo, o convidado só poderia pôr o animal protegido da chuva se o anfitrião percebesse que a visita estava boa e dissesse: “pode tirar o cavalo da chuva”. Depois disso, a expressão passou a significar a desistência de alguma coisa."
"A história mais aceitável pra explicar a origem do termo é proveniente das tradições hebraicas, onde os bezerros eram sacrificados pra Deus como forma de redenção de pecados. Um filho do rei Absalão tinha grande apego a uma bezerra que foi sacrificada. Assim, após o animal morrer, ele ficou se lamentando e pensando na morte da bezerra. Após alguns meses o garoto morreu."
"Em “Casa Grande & Senzala”, Gilberto Freyre analisa os hábitos de higiene dos índios versus os do colonizador português. Depois das Cruzadas, como corolário dos contatos comerciais, o europeu se contagiou de sífilis e de outras doenças transmissíveis e desenvolveu medo ao banho e horror à nudez, o que muito agradou à Igreja. Ora, o índio não conhecia a sífilis e se lavava da cabeça aos pés nos banhos de rio, além de usar folhas de árvore pra limpar os bebês e lavar no rio as redes nas quais dormiam. Ora, o cheiro exalado pelo corpo dos portugueses, abafado em roupas que não eram trocadas com freqüência e raramente lavadas, aliado à falta de banho, causava repugnância aos índios. Então os índios, quando estavam fartos de receber ordens dos portugueses, mandavam que fossem “tomar banho”."
Fonte: http://www.atalibaneto.wordpress.com/2009/05/10/origem-dos-ditados-populares/
Créditos das imagens:
O fim do mundo!?
O fim do mundo, pode acontecer, não sabemos direito.
O mundo pode acabar em qualquer hora, dia e mês, mas ninguém, quer que o mundo acabe, nem eu, porque seria o fim da vida!
Mas uma notícia, que eu cabo de ler, diz que o cientistas encontraram uma data para o fim do mundo. Bem, eles podem errar, mas nós podemos evitar muitas coisas, plantando árvores, assim o mundo terá ar mais puro; separando o lixo, economizando água, não fazendo queimadas; não derrubando árvores.
Tempestade solar pode atingir a Terra em 2013
O calendário maia estava errado - pelo menos é o que dá a entender o alerta da Nasa, a agência espacial dos EUA, sobre uma possível tempestade solar que pode ser devastadora. O apregoado fim mundo, portanto, pode ser em maio de 2013 - e não em 2012, como previa a antiga civilização.
Caso a previsão dos cientistas da Nasa se confirme, o vento solar prejudicará os sistemas de telecomunicações como televisão e a internet e a energia, com efeitos 20 vezes mais intensos do que provocou o furacão Katrina.
Apesar da distância do Sol da Terra, cerca de 150 milhões de quilômetros, os pesquisadores da Nasa estão preocupados com essa grande tempestade solar. Isso porque, de acordo com estudos, o Sol está cada vez ativo. No futuro, se essa atividade continuar aumentando, as pessoas serão afetadas pelas tempestades solares da mesma maneira que são pelo clima da Terra.
Em 1859, ocorreu uma tempestade geomagnética do tamanho da prevista para 2013. Conhecida como "Evento Carrington", por ser testemunhado pelo astrônomo Richard Carrington, a tempestade causou incêndios em escritórios de telégrafos, eletrificou cabos de transmissão e produziu auroras boreais intensas.
Se o mesmo ocorrer, seriam necessários entre quatro e dez anos para reparar os danos causados pela atividade do Sol. Mas a Nasa acredita que os danos podem ser menores, se os pesquisadores conseguirem prever com mais exatidão ainda a chegada de uma tempestade. Assim, as empresas de telecomunicação e ligadas à energia elétrica poderiam se precaver protegendo seus instrumentos.
As sondas espaciais Stereo, ACE e SDO transmitem a cada minuto informações atualizadas sobre o que acontece com o Sol. Isso permite que os pesquisadores monitorem e analisem as erupções solares permanentemente. Então, por enquanto, não há motivo para desespero.
fonte:
sábado, 10 de julho de 2010
O Brasil e sua metrópole
Enchentes inesperadas
Agora o povo nordestino não tem mais nada à fazer, se não aceitar e reconstruir suas casas e vidas novamente.
Créditos das imagens:http://vilson.br.zip.net/images/enchente.jpg