sábado, 24 de julho de 2010

Ponto de vista: a Fome no Mundo

por Isabella,


Acho que você já ouviu falar na fome do mundo né? A fome mata muitas pessoas no mundo inteiro , mas o continente africano é o que mais sofre com esse grave problema, aposto que você já viu na internet imagens de crianças que só são pele e osso! É assustador ,eu sei , mas o que nós podemos fazer para ajudar essas pessoas no mundo? Nos podemos pedir para os nossos líderes políticos mandarem dinheiro para para o continente africano, que estão com fome.

Mas nos sabemos que são poucos os políticos socialmente comprometidos, muitos só pensam neles próprios, e as pessoas ? Esses políticos esquecem delas infelizmente !

Mas uma dica super legal, você pode não desperdiçar comida, antes de você pensar em desperdiçar comida lembre-se das pessoas do continente africano. Outra dica é doar, mesmo que seja um pãozinho de nada, se você der esse pãozinho para uma pessoa que não come a dias ela iria valorizar esse pão como uma coisa muito valiosa !!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

A linguagem visual

por Isabella e Mariana,


Vamos falar um pouco sobre a linguagem visual e seus elementos, um assunto que foi tratado em sala de aula a pouco tempo na disciplina Arte.

As imagens são as formas de expressão, e tudo o que podemos ver são imagens (possíveis de ler e recriar). Através da imagem o ser humano pode criar TUDO nclusive expressar seus sentimentos e ideias.



1- Ponto: Elemento mais simples, pequena marca em determinado espaço que pode chamar a atenção do olhar, conforme sua posição. Ele é estático, ele junto com outros pontos pode-se transformar em dado sugestivo de movimentação e de rítmo.




2- Linha: Ela pode ser grosa, fina, colorida, contínua, firme, fraca, interrompida, tracejada, reta, curva, horizontal, diagonal, vertical, quebrada, ondulada, espiral etc.






3- Formas: Existem três formas básicas: quadrado, círculo, triângulo. O conjunto dessas três formas, derivamos todas as formas físicas da natureza e da imaginação do homem.










4- Textura: Toda superfície possui textura. Ela pode ser lisa, áspera, rugosa, macia, etc. Podemos percebê-la vendo ou tocando.

É POR MEIO DELAS QUE OS ARTISTAS TRANSMITEM SENSAÇÕES.











5- Volume: É o espaço contido dentro de uma forma tridimensional 'altura, largura e comprimento')





Créditos das imagens:

1- http://thumbs.dreamstime.com/thumb_188/1190512061Uc2Xfv.jpg
2-
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=118018936_2789.jpg&v=E
3- http://images04.olx.com.br/ui/6/17/39/1275004250_17730839_1-GRAFIATO-E-TEXTURA-COM-MaO-DE-OBRA-ESPECIALIZADA-Sao-Paulo-1275004250.jpg
4- http://www.gartic.com.br/imgs/mural/mi/mim/1234677692.png
5- http://fotos.sapo.pt/2z4boeRZ66NO3ozC5d8s/











sábado, 17 de julho de 2010

A origem de alguns ditados

por Mariana,


Nós conhecemos muitos ditados, mas muitos não sabem o que são exatamente ditados...Ditados são frases (ou palavras) que tem um significado, uma lógica. Eles também podem ser chamados de provérbios ou ditos.


Vou citar quatro ditados que acho que são mais conhecidos para vocês, e falar as suas origens:


MOTORISTA BARBEIRO


"- Nossa, que cara mais barbeiro!
No século XIX, os barbeiros faziam não somente os serviços de corte de cabelo e barba, mas também, tiravam dentes, cortavam calos, etc, e por não serem profissionais, seus serviços mal feitos geravam marcas. A partir daí, desde o século XV, todo serviço mal feito era atribuído ao barbeiro, pela expressão “coisa de barbeiro”. Esse termo veio de Portugal, contudo a associação de “motorista barbeiro”, ou seja, um mau motorista, é tipicamente brasileira."


TIRAR O CAVALO DA CHUVA

"- Pode ir tirando seu cavalinho da chuva porque não vou deixar você sair hoje!
No século XIX, quando uma visita iria ser breve, ela deixava o cavalo ao relento em frente à casa do anfitrião e se fosse demorar, colocava o cavalo nos fundos da casa, em um lugar protegido da chuva e do sol. Contudo, o convidado só poderia pôr o animal protegido da chuva se o anfitrião percebesse que a visita estava boa e dissesse: “pode tirar o cavalo da chuva”. Depois disso, a expressão passou a significar a desistência de alguma coisa."

PENSANDO NA MORTE DA BEZERRA

"A história mais aceitável pra explicar a origem do termo é proveniente das tradições hebraicas, onde os bezerros eram sacrificados pra Deus como forma de redenção de pecados. Um filho do rei Absalão tinha grande apego a uma bezerra que foi sacrificada. Assim, após o animal morrer, ele ficou se lamentando e pensando na morte da bezerra. Após alguns meses o garoto morreu."

VAI TOMAR BANHO

"Em “Casa Grande & Senzala”, Gilberto Freyre analisa os hábitos de higiene dos índios versus os do colonizador português. Depois das Cruzadas, como corolário dos contatos comerciais, o europeu se contagiou de sífilis e de outras doenças transmissíveis e desenvolveu medo ao banho e horror à nudez, o que muito agradou à Igreja. Ora, o índio não conhecia a sífilis e se lavava da cabeça aos pés nos banhos de rio, além de usar folhas de árvore pra limpar os bebês e lavar no rio as redes nas quais dormiam. Ora, o cheiro exalado pelo corpo dos portugueses, abafado em roupas que não eram trocadas com freqüência e raramente lavadas, aliado à falta de banho, causava repugnância aos índios. Então os índios, quando estavam fartos de receber ordens dos portugueses, mandavam que fossem “tomar banho”."



Fonte: http://www.atalibaneto.wordpress.com/2009/05/10/origem-dos-ditados-populares/


Créditos das imagens:



O fim do mundo!?

por Isabella,


O fim do mundo, pode acontecer, não sabemos direito.
O mundo pode acabar em qualquer hora, dia e mês, mas ninguém, quer que o mundo acabe, nem eu, porque seria o fim da vida!

Mas uma notícia, que eu cabo de ler, diz que o cientistas encontraram uma data para o fim do mundo. Bem, eles podem errar, mas nós podemos evitar muitas coisas, plantando árvores, assim o mundo terá ar mais puro; separando o lixo, economizando água, não fazendo queimadas; não derrubando árvores.
Isso iria melhorar a nossa vida na terra!
Para que você não fique curioso(a) vou mostrar a reportagem que trata sobre o fim do mundo.:



Tempestade solar pode atingir a Terra em 2013

O calendário maia estava errado - pelo menos é o que dá a entender o alerta da Nasa, a agência espacial dos EUA, sobre uma possível tempestade solar que pode ser devastadora. O apregoado fim mundo, portanto, pode ser em maio de 2013 - e não em 2012, como previa a antiga civilização.
Caso a previsão dos cientistas da Nasa se confirme, o vento solar prejudicará os sistemas de telecomunicações como televisão e a internet e a energia, com efeitos 20 vezes mais intensos do que provocou o furacão Katrina.
Apesar da distância do Sol da Terra, cerca de 150 milhões de quilômetros, os pesquisadores da Nasa estão preocupados com essa grande tempestade solar. Isso porque, de acordo com estudos, o Sol está cada vez ativo. No futuro, se essa atividade continuar aumentando, as pessoas serão afetadas pelas tempestades solares da mesma maneira que são pelo clima da Terra.
Em 1859, ocorreu uma tempestade geomagnética do tamanho da prevista para 2013. Conhecida como "Evento Carrington", por ser testemunhado pelo astrônomo Richard Carrington, a tempestade causou incêndios em escritórios de telégrafos, eletrificou cabos de transmissão e produziu auroras boreais intensas.
Se o mesmo ocorrer, seriam necessários entre quatro e dez anos para reparar os danos causados pela atividade do Sol. Mas a Nasa acredita que os danos podem ser menores, se os pesquisadores conseguirem prever com mais exatidão ainda a chegada de uma tempestade. Assim, as empresas de telecomunicação e ligadas à energia elétrica poderiam se precaver protegendo seus instrumentos.
As sondas espaciais Stereo, ACE e SDO transmitem a cada minuto informações atualizadas sobre o que acontece com o Sol. Isso permite que os pesquisadores monitorem e analisem as erupções solares permanentemente. Então, por enquanto, não há motivo para desespero.


fonte:

sábado, 10 de julho de 2010

O Brasil e sua metrópole

por Pedro,

Esta semana eu comecei a ler o livro 1808, e achei interessante compartilhar com vocês, por isso tive a ideia de resumir as 48 páginas que eu li, então aqui está.

Em meados do ano de 1800 Napoleão Bonaparte levou os domínios franceses a quase toda a Europa, é interessante vocês analisarem esta parte pois Napoleão foi considerado um dos maiores militares do mundo. E a corte portuguesa, sem forças para combater um gênio militar tão grande, abandonou o país, deixando o povo português a mercê das forças francesas. Como o Brasil era uma colônia potuguesa, foi pra cá que eles se refugiaram. Saíram de Portugal escoltados pelos britânicos, que eram seus aliados .

O plano era o seguinte, usar as riquezas do Brasil para construir um grande império, e em Portugal eleger um representante do rei. Esta foi a parte que eu mais gostei e achei interessante do livro, quando o autor conta que o plano de fugir para o Brasil já era antigo, e o princípe (que governava Portugal nesta época), filho mais novo da rainha, tinha apenas duas opções: fugir para o Brasil, ou aceitar a ocupação napoleônica e lutar para defender seu país.

O príncipe escolheu a primeira opção, pois sabia que não tinha forças para defender seu país. E em 23 de outubro de 1807, a família real zarpa rumo as suas colônias na América, chegando nas terras brasileiras em 1808, por isso o nome do livro.

Aqui eles permaneceram por muito tempo, e enriquecendo sua coroa com o ouro brasileiro e os produtos primários, assim mudando toda história brasileira e portuguesa.

Referência bibliográfica: Gomes,Laurentino. 1808, Editora Planeta.

Enchentes inesperadas

por Júlia,

Tudo começou aproximadamente no dia 18/06/2010 quando os estados de Pernambuco e Alagoas foram surpreendidos por um cataclismo, um evento anormal, por ser uma região onde o clima seco predomina. Segundo metereologistas, as chuvas foram causadas pelo fenômeno EL NIÑO.

Sabe-se que 71 municípios, em toda a região nordestina foram afetados e 24 deles estão em estado de calamidade pública. Estima-se que mais de 60mil pessoas estão desabrigadas, tendo que procurar escolas, ginásios de esportes, casas de familiares ou amigos como abrigo. Sendo que muitos lugares já estão cheios, e outras pessoas estão isoladas por conta da água.



Com o acontecimento, o Brasil inteiro está mobilizado arrecadando cestas básicas, mantimentos, roupas dentre outros para ajudá-los. Esse evento com certeza desestruturou a população nordestina, já que é uma das regiões mais carentes do Brasil.



Com essas séries de inundações o povo perdeu o pouco que tinha, e terá que recomeçar do zero. Com as inundações, o lixo ficou exposto, assim como a rede de esgoto/saneamento, ficou exposta a água, e a chance de uma proliferação de doenças como leptospirose (causada pela urina de roedores) e entre outras doenças. Portanto o cuidado deve ser redobrado com feridas e ferimentos expostos à água, que é o principal meio de contaminação, nestes casos, destas doenças.

Agora o povo nordestino não tem mais nada à fazer, se não aceitar e reconstruir suas casas e vidas novamente.

Créditos das imagens:http://vilson.br.zip.net/images/enchente.jpg

Meios de Comunicação

por Gabriela,



Este texto trata sobre os meios de comunicação. Existem muitos meios de comunicação, uns que existiam há muito tempo atrás, outros mais recentes. Um deles era o pombo correio. O significado do nome correio é que ele carregava a mensagem aos pés em um tubo para as pessoas as quais, o dono mandava. Outro é a carta, ainda usada por algumas pessoas. Já ouvimos falar sobre as tábuas de argila, elas eram como uma carta, foram importantes no inicio da história, pois tinham escrituras antigas.


O Rádio é um dos instrumentos de comunicação mais antigos. Em 1922 foi realizada a primeira transmissão de rádio no Brasil. Pode passar músicas, notícias e muitas outras coisas. O computador é um meio de comunicação rápido. Os primeiros computadores foram bem diferentes dos de hoje em dia. Hoje através dos computadores temos vários meios de nos comunicarmos, como o MSN, Orkut, email etc..

O celular foi lançado no Brasil primeiramente no Rio de Janeiro em 1990 agora o celular já esta em todo o mundo nos anos 1990 os aparelhos celulares não tinham muita tecnologia, hoje a tecnologia esta tão avançada que tem aparelhos com internet, TV, rádio etc.. E por fim, a televisão. Em fevereiro de 1924, em Londres, foi lançado o primeiro sistema de televisão. As imagens em movimento eram sem cor. Hoje tem TVs muito diferentes daquela época, na de hoje tem vários tipos de TV algumas até finas de mais como a LCD.

Bom , eu aprendi que existem vários tipos de meios de comunicação e alguns muitos antigos e que as coisas podem mudar não só na escrita como na tecnologia.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Biblioteca digital Mundial - WDL

por prof. José Carlos,

Um espaço virtual de pesquisa, criado pela UNESCO, que reúne em seu acervo mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta.


Pode ser acessado pelo site: http://www.wdl.org/



Navegue, pesquise, reflita, compreenda o mundo – uma postura crítica e ética no ciberespaço!