sábado, 10 de julho de 2010

Enchentes inesperadas

por Júlia,

Tudo começou aproximadamente no dia 18/06/2010 quando os estados de Pernambuco e Alagoas foram surpreendidos por um cataclismo, um evento anormal, por ser uma região onde o clima seco predomina. Segundo metereologistas, as chuvas foram causadas pelo fenômeno EL NIÑO.

Sabe-se que 71 municípios, em toda a região nordestina foram afetados e 24 deles estão em estado de calamidade pública. Estima-se que mais de 60mil pessoas estão desabrigadas, tendo que procurar escolas, ginásios de esportes, casas de familiares ou amigos como abrigo. Sendo que muitos lugares já estão cheios, e outras pessoas estão isoladas por conta da água.



Com o acontecimento, o Brasil inteiro está mobilizado arrecadando cestas básicas, mantimentos, roupas dentre outros para ajudá-los. Esse evento com certeza desestruturou a população nordestina, já que é uma das regiões mais carentes do Brasil.



Com essas séries de inundações o povo perdeu o pouco que tinha, e terá que recomeçar do zero. Com as inundações, o lixo ficou exposto, assim como a rede de esgoto/saneamento, ficou exposta a água, e a chance de uma proliferação de doenças como leptospirose (causada pela urina de roedores) e entre outras doenças. Portanto o cuidado deve ser redobrado com feridas e ferimentos expostos à água, que é o principal meio de contaminação, nestes casos, destas doenças.

Agora o povo nordestino não tem mais nada à fazer, se não aceitar e reconstruir suas casas e vidas novamente.

Créditos das imagens:http://vilson.br.zip.net/images/enchente.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário