sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Problemas Urbanos, uma reflexão



por Valentina e Amanda,

Concluímos, recentemente, um estudo sobre os problemas urbanos presentes em nosso cotidiano. Seguindo a proposta do professor de geografia, coletamos reportagens que relatassem situações de problemas vividos pela população, sendo assim, fizemos uma reflexão sobre eles.

Concluímos que muitos destes problemas que atormentam a todos, são ligados à violência, falta de suporte na saúde pública e educação. Com isso, cada cidadão acaba sofrendo as conseqüências, como por exemplo, quando necessita de um atendimento médico de qualidade e não tem condições financeiras para pagar, ou quando é assaltado na rua por falta de segurança na cidade, etc. Essas pequenas coisas vão nos atormentando cada vez mais.

Outras notícias que coletamos eram relacionadas a pirataria e ao tráfico de drogas, que são cada vez mais comuns, mesmo hoje existindo tantos projetos de ajuda e conscientização da população.

Acreditamos que uma coisa é conseqüência da outra, e que se existissem mais escolas de qualidade, empregos para a população e menos desigualdade social, as pessoas não teriam que recorrer a maneiras ilegais de sobreviver.

No dicionário, a palavra política é descrita da seguinte maneira:“po.lí.ti.ca sf :1. Ciência dos fenômenos que se referem ao Estado;2. Sistema de regras que dizem respeito à direção dos negócios públicos; 3. Princípios políticos de um indivíduo, de um jornal, etc.;4. Maneira hábil de agir a fim de se atingir um objetivo; 5. Astúcia, artifício;6. por ext civilidade, cortesia.”

Sendo assim, não deveria ser responsabilidade dos políticos, seguir esse “sistema de regras” e, principalmente, dirigir com responsabilidade os negócios públicos?

É verdade que muita coisa já melhorou de uns tempos pra cá, mas fazendo esta pesquisa, podemos perceber que o propósito da política não está sendo realizado.

A população brasileira trabalha e paga impostos altos para o governo, que deveriam ser usados para o benefício da própria população, mas, acontece, que a corrupção é outro problema muito comum no Brasil, e este dinheiro acaba sendo usado para benefício pessoal de políticos corruptos.

Em todos esses anos, milhões de impostos foram arrecadados pelo governo, e o Brasil tem se destacado cada vez mais em questões de desenvolvimento econômico, ou seja, um país cada vez mais rico e capaz de proporcionar os devidos benefícios e cuidados para com a população.

Mesmo com capacidade para resolver os chamados “problemas urbanos”, a população continua sofrendo com a corrupção, violência, deficiências na área da saúde e educação, falta de empregos para a população, a falta de qualidade do transporte publico, e outros pequenos problemas enfrentados pelos cidadãos em seu dia-a-dia, que, juntos, acabam formando uma rotina exaustiva e afetando a todos.

Créditos da imagem:

http://blig.ig.com.br/laire/2009/02/page/2/


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O violão também tem história

por Vinícius Luz,

Hoje o violão é um dos instrumentos mais importantes na história da música e ainda é muito importante. A seguir vou contar a história do violão: o violão foi descoberto há quase dois mil anos antes de cristo na antiga Babilônia, arqueólogos acharam placas de barro com figuras de mulheres e homens tocando um instrumento semelhante ao violão. Outras descobertas de instrumentos musicais parecidos com o violão foram achadas. O violão é um dos instrumentos mais conhecidos no mundo.

O violão no Brasil

O primeiro instrumento que se tem notícia no Brasil foi a viola,foi em São Paulo em ela foi vendida na época por uma quantia enorme de reis, isso no século XVII, quem comprou ela foi Sebastião Paes de Barros um dos bandeirantes mais notáveis na época. Hoje a viola é tocada pelos povos do interior do país, já o violão é um instrumento mais urbano.
Eu pessoalmente estou aprendendo a tocar violão já sei fazer um acorde se você quiser aprender você pode entrar no youtube e procurar ’’aula de violão’’ que vai aparecer uma infinidade de vídeos ou procure no Google ’’aula de violão”.

Eu indico esse site:



sábado, 13 de novembro de 2010

Conurbação e megalópoles...um comentário

por Beatriz,

As vezes não é mais possível saber onde é a divisa entre duas cidades, porque elas se desenvolvem tão juntas que acabam parecendo uma só. Isso acontece porque a população vai crescendo e os espaços vazios vão sendo ocupados. Esse conceito é chamado conurbação. Porém ela pode causar problemas, como quando uma construção começa em uma cidade e termina em outra.

A conurbação no Brasil é tão intensa que hoje existe uma megalópole entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Megalópole seria então a junção de áreas metropolitanas onde existem cidades de vários tamanhos, ou de metrópoles, que, em alguns casos os limites entre as cidades não são percebidos facilmente, por causa da conurbação.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Obesidade


por Aline,

Antigamente quando uma criança estava com excesso de peso as pessoas achavam bonito, associavam com saúde.

Hoje, após estudos, os médicos, alertam que o excesso de peso, está sendo considerado uma doença comum no nosso país e no mundo, atingindo crianças, adolescentes e adultos. O excesso de peso aumentou muito nos últimos anos, tornando-se um dos problemas de saúde pública.

No Brasil segundo o resultado do IBGE, o porcentual de obesos avaliado pelo Índice de Massa Corporal (IMC) aumentou de 8 para 10 na população adulta, representando quase 2 milhões de novos obesos, segundo o Ministério da Saúde, o problema no Brasil já é mais grave do que a fome.

Os motivo para a obesidade podem ser:

- psicológica - as pessoas comem por impulso;

- alimentação inadequada - as pessoas comem cada vez mais alimentos ricos em açúcar e gorduras, como: chocolates, sorvetes, salgadinhos;

- falta de atividade física - as as pessoas estão, cada vez mais em frente de TVs, video game, computadores, levando a ficar cada mais vez sedentários.

As consequências do excesso de peso são muitas, como: aumento do colesterol, pressão alta, diabetes, além do sofrimento emocional, causado pelos: apelidos, gozações e discrimações.

FONTES:

http://migre.me/20XYo

http://migre.me/20XAv

Revista Nosso Amiguinho, Outubro 2005

Revista Super Interessante, Fevereiro 2004

Revista Galileu, Novembrro, 2004


Créditos da imagem:

http://migre.me/23IRe

domingo, 7 de novembro de 2010

Floresta Amazônica

por Valentina,



A floresta amazônica é uma grande fonte de matéria prima para o Brasil, dela são extraídos a borracha, a madeira, minérios, plantas, óleos e essências, entre outros diversos benefícios que a floresta amazônica oferece.
Segundo fontes, a densidade demográfica da região amazônica é de dois habitantes por km², e o bioma amazônico ocupa 42,29% do território brasileiro.
A floresta amazônica também possui uma vasta riqueza cultural, sendo habitada por diversos povos indígenas, e possuindo números imensos de espécies de plantas e animais, que variam entre 10 e 50 milhões no mundo todo, sendo que cerca de 20% das espécies conhecidas estão no Brasil.
No entanto, a região apresenta baixos índices sócio-econômicos, a população sofre com diversos problemas, sem atendimento público em postos de saúde e hospitais, são raras as escolas, e geralmente sem qualidade de ensino e sem estrutura adequada para abrigar os alunos, também há uma enorme deficiência na área de tecnologia.
Além disso, a Amazônia é ameaçada pelo desmatamento, as queimadas, o tráfico de animais selvagens, a poluição, e o aumento de indústrias na região, para a exploração de matéria prima.
Já existem diversos projetos e campanhas de preservação e conscientização da população, mas a biodiversidade amazônica corre sérios riscos, entre eles, a extinção de algumas espécies, o desmatamento, que é cada vez mais comum, e as queimadas.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as riquezas e os riscos que a floresta amazônica corre, informe-se sobre campanhas e projetos, e procure saber como você pode ajudar a preservar uma parte importante do nosso país ;D


Fontes:



Créditos da Imagem: