por Aline,
Antigamente quando uma criança estava com excesso de peso as pessoas achavam bonito, associavam com saúde.
Hoje, após estudos, os médicos, alertam que o excesso de peso, está sendo considerado uma doença comum no nosso país e no mundo, atingindo crianças, adolescentes e adultos. O excesso de peso aumentou muito nos últimos anos, tornando-se um dos problemas de saúde pública.
No Brasil segundo o resultado do IBGE, o porcentual de obesos avaliado pelo Índice de Massa Corporal (IMC) aumentou de 8 para 10 na população adulta, representando quase 2 milhões de novos obesos, segundo o Ministério da Saúde, o problema no Brasil já é mais grave do que a fome.
Os motivo para a obesidade podem ser:
- psicológica - as pessoas comem por impulso;
- alimentação inadequada - as pessoas comem cada vez mais alimentos ricos em açúcar e gorduras, como: chocolates, sorvetes, salgadinhos;
- falta de atividade física - as as pessoas estão, cada vez mais em frente de TVs, video game, computadores, levando a ficar cada mais vez sedentários.
As consequências do excesso de peso são muitas, como: aumento do colesterol, pressão alta, diabetes, além do sofrimento emocional, causado pelos: apelidos, gozações e discrimações.
FONTES:
Revista Nosso Amiguinho, Outubro 2005
Revista Super Interessante, Fevereiro 2004
Revista Galileu, Novembrro, 2004
Créditos da imagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário