sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Problemas Urbanos, uma reflexão



por Valentina e Amanda,

Concluímos, recentemente, um estudo sobre os problemas urbanos presentes em nosso cotidiano. Seguindo a proposta do professor de geografia, coletamos reportagens que relatassem situações de problemas vividos pela população, sendo assim, fizemos uma reflexão sobre eles.

Concluímos que muitos destes problemas que atormentam a todos, são ligados à violência, falta de suporte na saúde pública e educação. Com isso, cada cidadão acaba sofrendo as conseqüências, como por exemplo, quando necessita de um atendimento médico de qualidade e não tem condições financeiras para pagar, ou quando é assaltado na rua por falta de segurança na cidade, etc. Essas pequenas coisas vão nos atormentando cada vez mais.

Outras notícias que coletamos eram relacionadas a pirataria e ao tráfico de drogas, que são cada vez mais comuns, mesmo hoje existindo tantos projetos de ajuda e conscientização da população.

Acreditamos que uma coisa é conseqüência da outra, e que se existissem mais escolas de qualidade, empregos para a população e menos desigualdade social, as pessoas não teriam que recorrer a maneiras ilegais de sobreviver.

No dicionário, a palavra política é descrita da seguinte maneira:“po.lí.ti.ca sf :1. Ciência dos fenômenos que se referem ao Estado;2. Sistema de regras que dizem respeito à direção dos negócios públicos; 3. Princípios políticos de um indivíduo, de um jornal, etc.;4. Maneira hábil de agir a fim de se atingir um objetivo; 5. Astúcia, artifício;6. por ext civilidade, cortesia.”

Sendo assim, não deveria ser responsabilidade dos políticos, seguir esse “sistema de regras” e, principalmente, dirigir com responsabilidade os negócios públicos?

É verdade que muita coisa já melhorou de uns tempos pra cá, mas fazendo esta pesquisa, podemos perceber que o propósito da política não está sendo realizado.

A população brasileira trabalha e paga impostos altos para o governo, que deveriam ser usados para o benefício da própria população, mas, acontece, que a corrupção é outro problema muito comum no Brasil, e este dinheiro acaba sendo usado para benefício pessoal de políticos corruptos.

Em todos esses anos, milhões de impostos foram arrecadados pelo governo, e o Brasil tem se destacado cada vez mais em questões de desenvolvimento econômico, ou seja, um país cada vez mais rico e capaz de proporcionar os devidos benefícios e cuidados para com a população.

Mesmo com capacidade para resolver os chamados “problemas urbanos”, a população continua sofrendo com a corrupção, violência, deficiências na área da saúde e educação, falta de empregos para a população, a falta de qualidade do transporte publico, e outros pequenos problemas enfrentados pelos cidadãos em seu dia-a-dia, que, juntos, acabam formando uma rotina exaustiva e afetando a todos.

Créditos da imagem:

http://blig.ig.com.br/laire/2009/02/page/2/


Nenhum comentário:

Postar um comentário