Hoje em dia, o mais comum em amigos são apelidos. As pessoas começam a ser chamadas por um apelido, pelo nome (como por exemplo: Mariana chamar de Mari), por sobre nome (Vanessa Ferreira sem chamada de Ferreirinha), por brincadeiras, ou o jeito da pessoa (uma pessoa dentuça ser chamada de hamster).
Mas os apelidos, nem sempre são levados na brincadeira. Muitas pessoas levam a brincadeira um pouco longe de mais. Xingando o apelidado; as vezes nem xingando mas os chamando de nomes que a pessoa não gosta.Decidimos fazer uma pesquisa, entre amigos mesmo, para saber o que é apelido para eles e de apelidos que eles receberam e que deram para pessoas (como foi que aconteceu).
Laura de 11 anos, para ela apelidos são "nomes" que damos as pessoas, as vezes no diminutivo do nome ou nas atitudes da pessoa. Ela disse que deu o apelido pra sua amiga Ligia de Michael Jackson porque ela é branquinha. E também deu para sua amiga Mariana de Marilyn, porque um dia entrou no MSN e foi chamar sua amiga de Marilyn Monroe (não sabe porque), ai ela sem intenção escreveu Marilyn. Ai a Mariana a chamou de Lauralyn. Ai a partir desse dia a Laura começou a chamar a Mariana de Marilyn. E a Ligia deu o apelido de Morgan Freeman pra ela porque ela é moreninha. Maria Luisa de 12 anos apelido "é um jeito carinhoso de chamar cada pessoa".Ela disse que já deu apelido para sua amiga Nathalia de “gorda”, porque ela sempre falava que tava gorda, mas é magra (sua amiga levou o apelido na boa).Também deu para seu amigo João o apelido de ”Jonis”, porque era sempre João...para ser algo diferente. Ela disse que os apelidos que ela recebeu foram ''maluka”, porque eu realmente sou louca e de “malulinda”, porque minhas amigas tem problema e me acham linda.''
A Julia de 15 anos diz que apelido ''seria um modo carinhoso de chamar alguém uma demostração de afeto.''O apelido que ela recebeu foi “juju” porque foi um jeito carinhoso de chamarem ela, a família dela chama ela assim desde pequena. O apelido que ela deu foi “picaxu”, por que a amiga dela era fofinha que nem o picaxu.Fernanda de 21 anos diz que apelido é um nome mais simples que o seu no qual as pessoas chamam carinhosamente. Ela já recebeu o apelido de “Fe”, abreviação do seu nome, e de “Pinga”, porque quando pequena tropeçava muitoEla diz que não lembra de ter apelidado uma pessoa.Beatriz de 12 anos diz que apelido é um jeito carinhoso de se referir as pessoas com base no nome/apelido. Sobre os apelidos que ela deu, disse '' já dei o apelido “bib's” para Gabriela, porque antes era” bibi” e ela comprava muito bib's, então bibi não ficava TÃO legal por isso eu passei a chamar de “bib's”. Ela já recebeu o apelido “Bea” porque, é uma abreviação do nome dela. E recebeu o apelido “Bery” porque a Mariana e a Aline resolveram criar apelidos.
Já aproveitando o assunto fizemos uma pesquisa com nossa orientadora de classe sobre bullyng e ela falou que bullyng escolar é uma prática utilizada em várias culturas. São atos de violência e agressões físicas ou psicológicas que acontecem de forma intencional e repetidas vezes, acarretam prejuízos na vida de quem sofre o bullyng. São praticadas por uma pessoa ou grupo de pessoas que intencionam intimidar outra pessoa. Há vitimas /agressores e platéia (pessoas que compactuam para que o bullyng ocorra). Há vários tipos de bullyng: Espalham comentários negativos sobre a vítima, excluem a vítima, utilizam a internet ou outras tecnologias de informação (montagem de fotos falsas da vítima, por ex.), neste caso chamamos de cyber bullyng. Ridicularizam a vítima na frente de outras pessoa com o uso de apelidos negativos!
É importante que todos saibam que o bullyng pode dar processo criminal. Fiquem atentos com determinadas "brincadeiras".
Nenhum comentário:
Postar um comentário