domingo, 26 de setembro de 2010

Ronaldo Luis Nazário de Lima: Muita história, muitos gols.

Por: Vinícius Luz,

Há 33 anos nasceu no Rio de Janeiro, em Bento Ribeiro, Ronaldo Nazário de Lima, em um bairro pobre, porém nunca imaginou que seria o que ele é hoje, mas ele deslanchou sua carreira rapidamente, é o mais famoso do que seus dois irmãos.

Ele começou jogando futsal quando era menor, desenvolveu técnica e controle da bola, mudou para os gramados jogando nas categorias de base do São Cristóvão, com 16 anos foi jogar no cruzeiro. Jogou 59 partidas e marcou 57 gols. Ele jogava muito bem era impressionante vê-lo jogando. Com 17 anos foi para a seleção e depois foi à copa de 1994 que o Brasil foi campeão, só que ele ficou no banco em todas as partidas. Depois da copa Ronaldo foi para o PSV da Holanda, dois anos depois assinou com o Barcelona, e em 37 partidas marcou 34 gols, ele era muito oportunista, e com toda sua fama e títulos foi considerado o melhor jogador do mundo por dois anos consecutivos, e foi contratado pelo Inter de Milão, e lá o apelidaram de Fenômeno.

Em 1998 foi à copa da França e marcou 4 gols,mais poucas horas antes da final teve uma convulsão.E o Brasil foi derrotado pela França por 3 a 0.Mais um ano depois ele sofreu uma contusão no joelho,5 meses depois voltou a jogar,e no começo do jogo que estava marcando a volta do Fenômeno ele lesionou o mesmo joelho só que dessa vez foi pior,ele tinha apenas 24 anos.

Em 2002 ele foi convocado para copa na Coréia e no Japão marcou oito gols, dois na final contra a Alemanha, e foi o artilheiro da copa, e em 2002 foi considerado de novo o melhor do mundo, e com isso assinou com o Real Madrid. Lá disputou 127 partidas e marcou 83 gols. A copa de 2006 foi muito importante para o Fenômeno, apesar da eliminação para a França ele marcou 3 gols,o que deu a ele o título de maior artilheiro da competição,com 15 gols.Um ano depois ele assinou com o Milan, no começo ele foi bem e marcou gols, mais começou a dar errado num aquecimento para o jogo contra o Benfica. Voltou a jogar, até que lesionou o joelho,o mesmo de 1999 e 2000, quando jogava no Inter de Milão. No dia 9 de dezembro, o Corinthians, anunciou a contratação de Ronaldo para 2009, ele estreou contra o Itumbiara e não marcou gols,mas o seu primeiro gol foi num clássico contra o Palmeiras, aos 47 do segundo tempo.

Hoje joga no Corinthians e marca alguns gols, mas ele sempre vai estar na memória de todos os brasileiros como um craque, talvez um dos maiores do mundo. Feliz aniversário atrasado e obrigado por todas as glórias que você deu ao povo brasileiro, e boa sorte.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário